Alerta Google ou serviços de Clipping Digital: qual a melhor escolha?

By 3 de janeiro de 2020 Releases No Comments
Alertas do Google ou serviços de Clipping Digital: qual a melhor escolha?

O monitoramento de informações é fundamental para que a empresa possa agir estrategicamente, crescer e se posicionar. Daí a importância do clipping para auxiliar nesse processo. Porém, além das empresas especializadas neste tipo de serviço, ferramentas gratuitas estão disponíveis, como é o caso do Google Alerta.

Como funciona o Google Alerta?

O Google Alerta é uma ferramenta criada em 2003 que envia notificações via e-mail sobre novos conteúdos indexados pelo Google (como sites, blogs, notícias e páginas gerais na web), de acordo com a pesquisa escolhida pelo usuário.

É possível também determinar a frequência em que os e-mails são enviados, quais as fontes, regiões e idiomas devem ser mapeados.

Olhando superficialmente é possível dizer que esta ferramenta funciona como um clipping de notícias elaborado por uma empresa especializada, mas essa comparação não é válida.

Qual a diferença entre Clipping Digital e Google Alerta?

Apesar de bastante útil, o Google Alerta não consegue fornecer um monitoramento 100% eficiente ou estratégico. Além disso, a ferramenta pode apresentar furos ou apresentar conteúdos não relevantes, pois realizam a busca exclusivamente por palavra-chave. 

O clipping digital permite um monitoramento estratégico por meio do qual a empresa consegue ter uma visão claro de seu posicionamento de mercado, quais as ações de seus concorrentes e informações do mercado de atuação.

A quantidade de matérias capturadas pelas empresas especializadas no serviço de clipping é consideravelmente maior. A CService acompanha diariamente mais de 190 mil veículos, entre jornais, revistas, websites, rádios, TVs e mídias sociais.

Além de ser mais acertivo e abrangênte, o clipping digital, que também é enviado por e-mail, pode ser acessado através de aplicativo mobile. Todas as informações ficam armazenadas em um único ambiente e possibilitam a geração de relatórios. Em casos de crise, alertas em tempo real são acionados para que a empresa possa gerenciar a situação com maior segurança e tenha uma capacidade de resposta mais rápida.

Leave a Reply