As Empresas Offline e Online Versus a Automação

By 12 de março de 2020 Releases No Comments
Industria 4.0

Os desafios e ganhos para o setor de serviços

Muito se tem falado das novas tecnologias como AI, veículos autônomos, automação industrial e etc mas quando analisamos os setores do mercado é necessário voltarmos um pouco para entendermos as especificidades deste segmento diversificado. Devemos fazer isso porque se de um lado temos grandes apostas e inovações das novas tecnologias, do outro lado do espectro ainda temos setores que estão caminhando para sua digitalização.

Na última década presenciamos o rápido crescimento das tecnologias no mundo. Hoje já é normal ouvir a palavra inovação e a internet e os celulares já estão difundidos em quase todas as camadas da sociedade. Segundo a Agência Brasil (2019), já chegaram a 204 milhões de celulares sendo usados no Brasil e cerca de 70% dos brasileiros utilizam alguma rede social.

Setores Online e Offline

Apesar da naturalidade do uso da tecnologia, muitos setores do mercado ainda estão passando por um processo de adaptação digital tão profunda quanto aquele que sofreram uma transformação quase imediata.

Os setores mais tradicionais como o da construção, pequenas reformas, serviços domésticos, aulas e eventos atuam focados nas indicações ou no boca a boca, como no caso de autônomos ou microempreendedores, o que os torna esses segmentos muito offline comparados a setores como o e-commerce, transporte por aplicativo, serviços de streaming e etc, que estão completamente digitalizados e online captando públicos de diversas faixas etárias e classes sociais.

Os setores mais familiarizados com a tecnologia e que estão mais online, ainda possuem uma união com o offline utilizando os aspectos positivos de ambos os lados. Se a contratação é digital, utilizando a facilidade e rapidez, o serviço em si sempre será offline e humana. E foi com esse pensamento que muitos desses setores evoluem seus modelos de negócio, trazendo mais agilidade, eficiência e a qualidade de atendimento junto de um bom relacionamento com o cliente.

Com o crescimento das empresas e serviços online podemos ver também a tendência de que a contratação de um serviço online é cada vez mais comum ao nosso dia a dia e se mostra como o carro chefe das conversões de mais e novos clientes.

Com as novas tecnologias e inovações do mercado, a tecnologia se tornou de fato uma tendência que está impactando todo o mercado remodelando seu cenário de atuação. Com o avanço das tecnologias é importante analisar também como o seu impacto afetará o mercado de trabalho e principalmente a colocação profissional. Com mais de 38 milhões de brasileiros trabalhando na informalidade (IBGE 2018), é de extrema importância analisar como as novas tecnologias irão contribuir e quais desafios surgirão que precisaremos resolver.

Automação e a Indústria 4.0

Quando pensamos em automação de funções, pensamos no advento da inteligência artificial, uma tecnologia que tem se desenvolvido de maneira acelerada e se mostra como uma tendência para as empresas online que querem se inovar hoje.

Com a convergência dessas tecnologias, físicas e digitais, que marca a indústria 4.0, as máquinas que antes podiam exercer estritamente os parâmetros estabelecidos, agora conseguem se adaptar conforme a situação, com maior capacidade para a tomada de decisão, por meio de dados e sensores. Dessa maneira, torna-se possível garantir uma maior eficiência e fazer as coisas certas na execução de determinadas tarefas mais repetitivas como, por exemplo, dirigir, fabricar produtos ou até mesmo construir uma casa.

Com o crescimento das tecnologias de automação que marcam a indústria 4.0, dando autonomia a máquinas que antes seguiam parâmetros estritos e que agora podem adaptar seus parâmetros conforme a situação e histórico de sua operação tendo assim uma maior capacidade para tomada de decisão tendo mais eficiência e capacidade de tomar as ações certas na execução de determinadas tarefas mais repetitivas como uma linha de produção, dirigir, análise de dados, o famoso big data, e processos de logística.

Um pensamento comum referente às novas tecnologias de automação é que elas vão substituir algumas profissões, mas do outro lado temos uma geração de novas oportunidades de trabalho que unam as pessoas e as máquinas, além da criação de novas indústrias e demandas. Outro ponto de vista é que com o aumento da produtividade pela automação as empresas poderão se expandir gerando mais empregos e em contrapartida vão gerar novos produtos e concorrentes que também vão gerar novas oportunidades. É importante ressaltar também que a necessidade de vagas se mantém estável, mas o salário e as competências necessárias não se mantêm.

Para tornarmos essas inovações tecnológicas mais positivas precisamos pensar nelas como uma forma de aperfeiçoamento da experiência das relações humanas. Quando falamos de automação esperamos que as pessoas possam focar mais em desenvolver e exercer melhor suas capacidades e usar as máquinas como um facilitador para seu serviço e dia a dia.

Como é Aqui na CService

Aqui na CService não é diferente, utilizamos tecnologias de automação como inteligência artificial e crawlers para colaborar com o serviço prestado por nossos gestores, filtrando as notícias desinteressantes para os nossos clientes.

Fonte:

Diário do Comércio – BH – 07/03;

Vox;

Imagem;

Leave a Reply