As Novas Tendências do Marketing Já Existe Hoje

By 7 de julho de 2020 Releases No Comments
Marketing Digital

Hoje em dia tiktoks de 11 segundos e reviews de produtos no YouTube possuem mais impacto do que a mídia tradicional com comerciais na TV e campanhas com meses de planejamento

Atualmente utilizar um celular e um computador é algo mais do que comum e a quarentena do coronavírus só validou essa informação mostrando o aumento de tendências digitais. Hoje em dia pedimos comida, fazemos compras do mês, compramos roupas, temos aula e fazemos encontros familiares por meios digitais. Porém o marketing feito hoje em dia segue os padrões antigos, não abraçando o meio digital como uma forma de inovação.

Nos primeiros meses de quarentena as propagandas se resumiram a comunicados ligados à pandemia, feitas no calor do momento, marcas de bebida começaram a produzir álcool em gel, empresas mudaram seu planejamento de marketing. Com isso, o planejamento pensado para campanhas futuras do pós carnaval foram canceladas ou adiadas para o ano que vem.

Com isso o orçamento e planejamento publicitário nesse cenário não pode estar concentrado em um planejamento a longo prazo e sim no agora, onde o discurso comum está, sendo em mensagens positivas para a pandemia ou para momentos de conscientização de movimentos sociais se alinhando a governança corporativa que é o conjunto de processos, costumes e políticas que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, porque, hoje em dia, não dá pra fazer uma campanha dessa forma sem fazer parte desse discurso.

O que a quarentena também está mostrando é não dá mais para pensar em campanhas que levam meses para ser produzidas, modelos de produção e relacionamento com o cliente totalmente engessados. Velocidade e o que vale mais hoje são os pontos principais. Se é fazer stories no Instagram, então corra, porque amanhã talvez já não seja mais isso.

O público mais jovem tem ditado as tendências, as marcas precisam começar a produzir entretenimento urgentemente. O modelo de mídia paga da forma como o conhecemos, de mera inserção de anúncios em múltiplos canais, está com os dias contados. Devemos aprender a ler os paradigmas da era digital com mais eficiência e parar de ditar nossas ações se baseando num conceito que se torna cada dia mais impopular e menos eficiente.

Fonte:

Exame;

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