Como fazer um clipping de qualidade e entregar bons relatórios?

By 27 de dezembro de 2019 Releases No Comments
Como fazer um clipping de qualidade e entregar bons relatórios?

O clipping conquiste em um acompanhamento das notícias sobre a empresa, o mercado de atuação e de seus concorrentes a fim de identificar a percepção dos consumidores sobre a marca, antecipar-se a problemas, detectar e gerir crises, além de mensurar os resultados da equipe de comunicação e/ou assessoria de imprensa (como falamos anteriormente em “O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias?“). Mas como fazer um clipping de qualidade e entregar bons relatórios?

Defina seus objetivos

Primeiramente é necessário ter claro o que se espera do monitoramento de notícias. Ao definir o objetivo da clipagem, ou seja, o que deseja acompanhar e o que pretende entender com o clipping, o trabalho torna-se mais efetivo. 

Aqui devemos decidir se a intenção é verificar como a marca está sendo recebida pelos consumidores, através de um monitoramento preventivo para que não circulem informações falsas. Ou fazer um benchmarking ao avaliar o posicionamento das empresas concorrentes perante o mercado. Ou até mesmo, analisar o resultado de um lançamento de um produto, campanha de marketing ou evento.

Definir esse objetivo inicial é fundamental para que o clipping tenha foco e, consequentemente atenda às necessidades da empresa de maneira eficiente. 

Escolha as ferramentas de monitoramento

A escolha da ferramenta que irá te auxiliar no monitoramento é um ponto importante para ter um clipping de qualidade. Normalmente, é recomendado a escolha de uma empresa especializada em clipping, uma vez que apresentará resultados mais abrangentes e assertivos.

Neste ponto, é importante avaliar a capacidade de monitoramento da empresa, expressada pela abrangência do mailing de veículos, qualidade na entrega dos resultados, armazenamento de informações e da newsletter enviada diariamente.

A CService atualmente acompanha diariamente mais de 190 mil fontes regionais, nacionais e internacionais – internet, jornais, revistas, rádio, TV e Mídias Sociais. Além das newsletters diárias e dashboards, os relatórios personalizados permitem um olhar gerencial sobre os retornos de comunicação.

Seleção das palavras-chave

Após definida a ferramenta que será utilizada, é necessária a definição das palavras-chave que serão monitoradas. Assim, o escopo de pesquisa será determinado para que o objetivos sejam alcançados. Quanto mais precisas forem as palavras, mais efetivo serão os resultados.

As palavras-chave podem abranger termos do mercado, bem como os nomes dos concorrentes ou porta-vozes, produtos, etc. Enfim, as palavras-chave devem ter relação com o seu negócio.

Elaboração de relatórios

Os relatórios demonstrarão os resultados das estratégias de comunicação e marketing. Assim será possível acompanhar a evolução da empresa ao longo do tempo. Essas informações são necessárias para que a empresas possam definir os próximos passos e melhorar o desempenho da marca na mídia.

Os relatórios podem ser semanais, quinzenais, mensais ou qualquer outra periodicidade a ser definida pela empresa, mas é importante manter a constância na entrega dos resultados. Eles podem também incluir a análise e comparação com a concorrência.

Os relatórios da CService são totalmente personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente. 

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