Você Sabe Identificar Uma Fake News? A Maioria dos Latino-Americanos Não Sabe!

By 18 de fevereiro de 2020 Releases No Comments

Uma pesquisa feita pela empresa de cibersegurança Kaspersky, mostrou que 63% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa, ficando em 6° lugar atrás dos mexicanos e dos argentinos (66%), dos chilenos (70%), dos colombianos (73%) e dos peruanos (79%). Mostrando que em média 70% dos latino-americanos não sabem identificar uma notícia falsa na internet.

No mesmo estudo ainda foi dito que apenas 16% dos entrevistados não conhecem o termo “fake news”, sendo que 47% dos peruanos não sabem o significado do termo. Porém, os brasileiros estão mais familiarizados com o termo, visto que apenas 2% dos entrevistados brasileiros não conhecem a expressão.

A pesquisa também mostrou que 2% dos latino-americanos consideram as fake news como inofensivas, enquanto a maioria dos entrevistados as considera danosas e perigosas.

Quantos Latino-Americanos Verificam as Notícias Recebidas?

No Brasil, apenas 42% dos brasileiros questionam ocasionalmente as notícias que recebem e leem pela internet. Por nacionalidade, os cidadãos que mais questionam o que recebem são os peruanos com 52%, eles são seguidos dos colombianos com 47% e pelos chilenos, argentinos e mexicanos, deixando o Brasil em último lugar da lista novamente.

Por Onde os Latino-Americanos Buscam Suas Notícias?

De acordo com o estudo, em média, um terço de todos os cidadãos latino-americanos usam apenas as redes sociais para se informar diariamente e somente 17% se informam por sites da mídia tradicional. Destes, os que utilizam mais as redes sociais para se informar são os mexicanos (35%), seguidos dos brasileiros (33%), dos chilenos (32%), dos peruanos (31%), argentinos (28%) e colombianos (26%).

Qual a Faixa Etária de Quem Usa As Redes Sociais Para Se Informar?

Em relação a idade, a pesquisa mostrou que os jovens (18 a 24 anos) representam 38% dos que usam as redes sociais para se informar. Os mais fiéis às mídias tradicionais são as pessoas de 35 a 50 anos. Mas o que chama mais atenção é que quem compartilha e comenta em fake news são os usuários entre 25 e 34 anos e os que menos praticam essa ação são os usuários de 18 a 24 anos.

Como Se Proteger Das Fake News?

  • Sempre que a notícia envolver uma figura importante ou de destaque, verifique em canais confiáveis de informação;
  • Lembre-se que mídias sociais e aplicativos de mensagens são os principais canais para a disseminação de notícias falsas;
  • Tenha um pensamento crítico e saia do lugar comum.
  • Se você possui uma marca grande com uma alta exposição na mídia, utilize serviços de monitoramento de notícias;

Monitoramento e Análise da CService!

A CService tem como foco principal, o monitoramento e análise de notícias.

Temos profissionais qualificados em acompanhar conteúdos sobre uma determinada empresa, marca, influenciadores, celebridades, etc. Com o auxílio de palavras-chave estratégicas.

Auxiliamos você a ficar de olho em tudo que possa ser essencial para aumentar a competitividade e melhorar seu posicionamento organizacional.

Se você desejar saber tudo o que está sendo dito sobre a sua empresa, clique aqui e solicite um orçamento na CService.

Veja Abaixo um Gráfico Animado da Matéria

Fontes

Uol Tilt;
Kaspersky;
Veja;

Leave a Reply