Monitoramento de Redes Sociais: entenda a importância

By 31 de janeiro de 2020 Releases One Comment
Monitoramento de Redes Sociais: entenda a importância

As empresas buscam constantemente estratégias para aproximar-se do público, que encontra-se cada vez mais exigente. Nesse cenário, é muito difícil localizar uma empresa não esteja presente nas redes sociais. E torna-se cada vez mais necessário o monitoramento dessas mídias.

Em uma pesquisa sobre varejo a PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC), empresa de auditoria e consultoria, detectou que as mídias sociais são “grande influenciadoras” na decisão de compra. 

Em 2015, 78% dos participantes globais foram influenciados de alguma maneira pelas redes sociais. “Receber ofertas, ler comentários e feedbacks de outras pessoas são as ações que mais influenciam o comportamento de compra on-line segundo os consumidores, e em especial no Brasil, onde os percentuais são bem maiores que os globais”, descobriu o estudo.

Em uma pesquisa mais recente, o “Global Consumer Insights Survey 2019”, a PwC constatou que “mais da metade dos consumidores brasileiros também têm recorrido primeiro a fontes on-line para ver notícias e atualidades (contra 36% do mundo); 29% buscam informações diretamente nas mídias sociais, em comparação com 25% no total”. 

Porque monitorar as mídias sociais?

As mídias sociais passaram a ter um papel decisivo no processo de decisão de compra. Muitas pessoas expõem suas opiniões e preferências nas redes sociais, e é muito importante para a empresa acompanhar a percepção de seus consumidores sobre sua marca e/ou produtos.

O monitoramento das mídias sociais pode ser decisivo para antecipar, prevenir e gerenciar crises de imagem, acompanhar tendências, conhecer melhor seu público alvo, além de construir melhor as estratégias de marketing e comunicação. Ferramentas especializadas nesses serviços auxiliam no monitoramento eficiente, com a apresentação de gráficos e dashboards automáticos, contribuindo no processo de tomada de decisões.

One Comment

Leave a Reply