O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias?

By 20 de dezembro de 2019 Releases No Comments
O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias

A gestão de informação é um desafio enfrentado por diversas empresas. Para qualquer companhia é extremamente necessário entender sobre o seu setor de atuação e monitorar as ações da concorrência. Ao ter uma ideia clara de sua imagem perante o mercado, as ações estratégicas de marketing são melhores determinadas, alavancando vendas. Daí a importância do clipping.

Por isso, entender o que é clipping torna-se fundamental para executar este monitoramento de maneira eficiente e analisar quais informações são de fato relevantes para a sua organização.

Mas afinal, o que é clipping?

Clipping é uma expressão de origem inglesa que define a atividade selecionar notícias sobre um determinado assunto. Este monitoramento pode ser realizado em jornais, revistas, sites, blogs, mídias sociais, TV e Rádio. Resumidamente, trata-se da compilação de matérias jornalísticas e notícias sobre uma determinada marca, setor e/ ou empresas concorrentes.

Com essas informações devidamente organizadas, é a empresa é capaz de elaborar relatórios que auxiliam a determinar as ações estratégicas para o negócio. Além disso, é possível disseminar informações de forma mais planejada, propiciando uma boa gestão da informação.

Atualmente empresas especializadas em clipping ou monitoramento de notícias fornecem esse serviço disponibilizando uma ampla cobertura de veículos de comunicação, que vão de sites e jornais impressos até as rádios e os canais de televisão, sem esquecer das mídias sociais – que hoje vem se tornando um importante meio de divulgação das marcas.

Mais do que apenas o monitoramento, essas empresas fornecem serviços de análise de mídia, permitindo que as marcas tenham uma visão clara de seu desempenho na mídia.

E para que serve o clipping?

Ao tomar conhecimento de como é vista pelos seus consumidores, a empresa pode elaborar um planejamento mais eficaz e agir rapidamente no caso de uma crise de imagem (como, por exemplo, notícias negativas e boatos).

O clipping pode servir também para monitorar o mercado e as ações da concorrência, além de compor o relatório de resultados demonstrando a eficácia das divulgações, sendo um grande componente do trabalho de assessoria de imprensa.

Abaixo listamos algumas das principais vantagens de contratar o serviço de clipping:

  • Identificar a percepção dos consumidores sobre a marca;
  • Controlar a reputação da marca na mídia;
  • Identificar possíveis problemas e antecipar-se;
  • Detectar e gerir crises;
  • Acompanhar a concorrência e planejar estratégias diferenciadas;
  • Mensurar os resultados da equipe de comunicação e/ou assessoria de imprensa.

Leave a Reply