O que você precisa saber sobre Social Listening

By 10 de janeiro de 2020 Releases No Comments
O que você precisa saber sobre Social Listening

Para qualquer empresa é de grande importância acompanhar sua reputação junto aos consumidores. Uma percepção clara de como a marca é percebida pelo mercado garante que as estratégias de marketing sejam melhor empregadas. O monitoramento, em diversos canais, a fim de acompanhar o que está se falando sobre uma determinada marca, é chamado de Social Listening.

O Social Listening não deve ser entendido apenas como o monitoramento de mídias sociais. É necessário acompanhar a marca, produto, serviço ou temas em todas as mídias digitais, como em blogs, Facebook, Instagram, Twitter e portais de notícias. Aqui, o objetivo é descobrir oportunidades de negócios e informações que possam melhorar o contato com o público-alvo e orientar as ações da empresa.

Além de ser utilizada para verificar as reações do público frente a um determinado produto ou serviço, o Social Listening pode auxiliar na:

  • Análise de quais tipos de conteúdos despertam mais o interesse das pessoas;
  • Entendimento sobre quais contextos a marca é mencionada;
  • Verificação de qual tem sido o engajamento e
  • Pautar métricas que sejam relevantes.

É preciso ter em mente que uma empresa só conseguirá entender as principais necessidades de seu público e aperfeiçoar o modo com que lida com os seus clientes por meio do monitoramento.

Como já vimos em O que é clipping e como fazer um bom monitoramento de notícias?, o clipping é uma importante ferramenta para esse processo, pois é a partir do entendimento sobre o que as pessoas estão falando sobre a marca e da identificação das principais tendências do mercado que bons insights surgem, permitindo assim, uma melhor estruturação das estratégias de marketing.

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