Respiração Fora do Corpo: A Tecnologia Que Ajuda a Salvar Vidas na Pandemia

By 23 de abril de 2020 Releases No Comments
respirador

Máquina que serve para oxigenar o sangue fora do corpo está sendo usada na pandemia para salvar vidas

Oxigenação por uma membrana extracorpórea, parece um nome tirado de um filme de ficção científica, mas é uma ferramenta da medicina moderna que está sendo cada vez mais usada na pandemia do COVID-19.

O médico Vall d’Hebron da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Barcelona, disse à BBC que é uma opção de último recurso, mas que sem dúvida será mais aplicada a pacientes de pneumonia do COVID-19 do que em outras situações.

“A covid-19 pode causar problemas respiratórios em alguns pacientes e a ECMO (sigla em inglês dada para o aparelho) provou ser uma opção eficaz para apoiar certos pacientes com problemas respiratórios graves”, reconhece o presidente da ELSO, Mark Ogino, no site oficial da organização.

A ferramenta usada para respiração extracorpórea possui um papel bastante limitado na américa latina.

Acesso Limitado

Devido à complexidade do aparelho, a capacidade de aplicá-la adequadamente está limitada a alguns centros de excelência. Porém, o número de máquinas disponíveis não é um problema, na Europa, porém nesta situação de pandemia poucas são produzidas.

O número de maquinas na américa latina é muito limitado e o número de pessoal adequado e treinado para fazer uso da máquina também é pequeno e aproximadamente apenas 170 pessoas na américa latina poderiam receber o tratamento com a máquina de respiração extracorpórea.

Fonte:

Época;

Leave a Reply