USP Cria Projeto de Respirador Pulmonar 93% Mais Barato

By 7 de abril de 2020 Releases No Comments
Respirador Pulmonar

Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da USP está criando um respirador pulmonar que poderá ser produzido no Brasil por empresas autorizadas de maneira rápida e mais barata, para atender os pacientes emergenciais do COVID-19.

O projeto atende a um pedido da diretoria da Poli e reúne alunos, representantes da iniciativa privada, pesquisadores e docentes. O produto que está sendo criado será produzido num valor em torno de 1.000 reais sendo que o valor convencional do mesmo aparelho no mercado tem um preço mínimo de 15.000 reais.

O Ventilador Pulmonar possui uma fabricação rápida e simplificada e o coordenador do projeto afirma que será possível produzir milhares de unidades em cinco semanas. O grupo possui por volta de 40 pessoas e teve início na última sexta feira (20 de março).

Segundo Raul Gonzalez, coordenador do projeto, a iniciativa possui uma licença open source, ou seja, as especificações estão abertas para todos os interessados em produzir ventiladores. Raul também afirma que o projeto é de autoria da Poli mas não será responsável pela sua fabricação, que deverá ser feita por uma empresa autorizada pela Anvisa. As empresas que podem fabricar o ventilador devem possuir uma certificação de equipamentos médicos, odontológicos ou hospitalares.

O Equipamento

Devido a urgência e alta demanda do equipamento, os pesquisadores da Poli criaram um projeto simples para o tipo de equipamento, mas que mantenha muitas das funcionalidades dos respiradores convencionais, como controle da amplitude do pulmão, frequência do ciclo respiratório, controle do tempo de inspiração e expiração e a mistura de ar com oxigênio.

De acordo com Raul, o ventilador está sendo testado com sucesso e com a mesma agilidade de produção, Raul adianta que o projeto já concluiu todos os parâmetros básicos.

Fontes:

Uol Tilt;

Leave a Reply